Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

LUTANDO CONTRA O ASTUTO AMALEQUE









“Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.
Com isso, ordenou Moisés a Josué:
Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã,estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão.
Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés,porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.
Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.
Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol.
E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.
Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.
E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.
E disse Porquanto o SENHOR jurou,haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração”. Êxodo 17: 8-16.


O relato desta emocionante história dos israelitas e a perseguição de Amaleque tem despertado o interesse de muitos, alguns até pensão que é algo inventado pelo povo Judeu, mas os que conhecem os caminhos de Deus e vivem em conformidade a seus princípios sabemos, que por traz desta “alucinada” perseguição ,há o espírito ,que desde antes da criação, tenta ocupar o lugar que só pertence ao Criador.

No capítulo 15 e 16 do livro de Êxodo nos diz a cerca dos milagres que YHWH continuava a fazer em favor do seu povo,mesmo assim Israel se queixava continuamente do seu líder “Moisés” e ao mesmo tempo o fazia com relação ao SENHOR Deus,que os tinha tirado da escravidão do Egito.

Israel murmurava pela falta de água, e comida, mesmo quando Deus na sua misericórdia já tinha providenciado estas necessidades básicas para a sobrevivência.
No meio desta desenfreada, e injustificada murmuração chegaram a questionar se verdadeiramente Deus estaria com eles.


“Está o SENHOR no meio de nós ou não”? Êxodo 17:7.
Que falta de gratidão e temor podemos ver nesta horrível pergunta, pois se esqueceram dos milagres que presenciaram na peregrinação pelo deserto.


Por causa desta lamentável murmuração, se encontravam vulneráveis ao inimigo.
Sendo assim surge Amaleque para pelejar em Refidim ,mas ao final quem era Amaleque?
“Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque; são estes os filhos de Ada, mulher de Esaú”. Gênesis 36: 12.
É apropriado observarmos o que significa Amaleque: “povo arrasado”.
A pergunta obvia é, porque povo arrasado?
Amaleque era neto de Esaú,aquele que teve uma tremenda rixa com Jacó seu irmão por causa da primogenitura.
Na verdade Esaú nunca conseguiu perdoar ao seu irmão, como sabemos isto?




A resposta está na narrativa de Gênesis 33:1-17.
“Levantando Jacó os olhos,viu que Esaú se aproximava,e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e as duas servas.
Pôs as servas e seus filhos a frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.
E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se a terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.
Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.
Daí, levantando os olhos, viu as mulheres e os meninos e disse: Quem são estes contigo?
Respondeu-lhe Jacó:
Os filhos com que Deus agraciou a teu servo.
Então se aproximaram as servas, elas e seus filhos, e se prostraram.
Chegaram também Lia e seus filhos e se prostraram; por último chegaram José e Raquel e se prostraram.
Perguntou Esaú:
Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei?
Respondeu Jacó: Para lograr mercê na presença de meu senhor.
Então, disse Esaú:
Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens.
Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço te que aceites o meu presente por quanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.
Peço-te, pois,recebe o meu presente,que eu te trouxe;porque Deus tem sido generoso para comigo e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou.
Disse Esaú: Partamos e caminhemos; eu seguirei junto de ti.
Porém Jacó lhe disse: Meu senhor sabe que estes meninos são tenros, e tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se forçadas a caminhar demais um só dia,morreram todos os rebanhos.
Passe meu senhor adiante de seu servo; eu seguirei guiando-as pouco a pouco,no passo do gado que me vai a frente e no passo dos meninos, até chegar a meu senhor,em Seir.
Respondeu Esaú: Então, permite que eu deixe contigo da gente que está comigo. Disse Jacó: Para que? Basta que eu alcance mercê aos olhos de meu senhor.
Assim, voltou Esaú aquele dia a Seir,pelo caminho por onde viera.
E Jacó partiu para Sucote, e edificou para si uma casa, e fez palhoças para o seu gado; por isso,o lugar se chamou Sucote”.
Ao analisármos esta narrativa vemos que os dois tiveram um encontro superficial, apenas para apaziguar as coisas.
Eu não vejo uma reconciliação genuína e verdadeira,onde o perdão se possa ver fluir.

Não houve arrependimento, portanto não existiu perdão, apenas se saudaram. Simplesmente uma ridícula e hipócrita aproximação, logo cada qual seguiu o seu caminho. Simplesmente uma ridícula e hipócrita aproximação, logo cada qual seguiu o seu caminho.
Na verdade eles não resolveram o conflito familiar que tinham pendente.
O fato de Deus ter escolhido Jacó para ser o portador do nome de Israel e através deste povo, YHWH fosse conhecido entre todas as nações, magoou a Esaú pelo resto da sua vida.
Sabemos que por trás deste desse incidente que envolveu estes dois irmãos está o desejo satânico de querer interromper os planos do Criador.
Amaleque era por tanto o “aguilhão” de Israel.
Esta perseguição a encontramos através de toda a história deste povo que sofre pela simples razão de ter sido escolhido por Deus para ser “O MEU ESPECIAL TESOURO”.
Em Deuteronômio 25: 17-19 Deus ordena que Amaleque deverá ser destruído.
“Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saias do Egito;
Como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti,quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus.
Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagaras a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças.
Em 1 Samuel 15:2-3 encontramos um novo enfrentamento entre Israel e Amaleque.
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos:
Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito.
Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhes poupes; porém mataras homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos”.
No versículo quatorze deste mesmo capítulo vemos que lamentavelmente Saul não obedeceu ao mandato de YHWH,esta desobediência custou-lhe a perda do seu reinado, pois todos nós sabemos que “melhor é obedecer que o sacrificar”.
Hoje em dia muitas vezes nós preferimos sacrificar antes que obedecer, isto deixa portas abertas, para que “Amaleque” entre em nossas vidas e traga conseqüências fatais.
“Então, disse Samuel: que balido pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço?
Alguém tem que estar disposto a cumprir os decretos do SENHOR,quando estamos comprometido com “ Amaleque” não teremos moral para destruí-lo pois este comprometimento nos torna “ilegais” para executar os desígnios de Deus.
Louvado seja Deus! Porque Ele sempre se proverá de alguém sem comprometimento com “Amaleque” para assim executar seu plano de extermínio a todo espírito que injustamente persegue aos seus escolhidos.
Samuel teve que fazer o que Saul não quis fazer.

“Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou mulheres, assim desfilhada ficará tua mãe entre as mulheres. E Samuel despedaçou a Agague perante o SENHOR, em Gilgal”. 1 Samuel 15: 33.
Que sena dramática e violenta!
Isto nos deveria causar temor a todos aqueles que conhecemos os mandamentos do SENHOR e ás vezes por diferentes desculpas não obedecemos aquilo que nosso Deus determinou na sua Santa e Sublime vontade.
Mais tarde Davi também sofreu as conseqüências da perseguição do inimigo do povo de Deus “Amaleque”
“Sucedeu, pois, que, chegando Davi e o seus homens, ao terceiro dia,a Ziclague,já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta,ferido e queimado; tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam,porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão somente os levaram com sigo e foram seu caminho.
Davi e os seus homens vieram a cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres seus filhos e suas filhas eram levados cativos.
Então, Davi e o povo que se achavam com ele ergueram a vós e choraram até que neles não houve mais forças para chorar;
Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas: Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a viúva de Nabal , o carmelita.
Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR seu Deus.
Disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me aqui a Estola sacerdotal . E Abiatar a trouxe a Davi.
Então, consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu o bando?
Alcançá-lo-ei?
Respondeu-lhe o SENHOR: Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás.
Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram.
Davi, porém, e quatrocentos homens continuaram a perseguição, pois que duzentos ficaram atrás, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.
Acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi; deram-lhe pão, e comeu, e deram-lhe a beber água.
Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu ; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão nem bebia água .
Então, lhe perguntou Davi: De quem és tu e de onde vens? Respondeu o moço egípcio: Sou servo de um amalequita, e meu senhor me deixou aqui, porque adoeci há três dias.
Nós demos com ímpeto contra o lado sul dos queretitas, contra o território de Judá e contra o lado sul de Calebe e pusemos fogo em Ziclague.
Disse-lhe Davi: Poderias descendo, guiar-me a esse bando?
Respondeu-lhe: Jura-me, por Deus, que me não matarás, nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e descerei e te guiarei a esse bando.
E, descendo, o guiou. Eis que estavam espalhados sobre toda a região, comendo,bebendo e fazendo festa por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Juda.
Feriu-os Davi, desde o crepúsculo vespertino até a tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, se não só quatrocentos moços que, montados em camelos, fugiram.
Assim, Davi salvou tudo quanto haviam tomado os amalequitas; também salvou as suas duas mulheres.
Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos nem as filhas, nem o despojo nada do que lhe havia tomado: tudo Davi tornou a trazer.
Também tomou Davi todas as ovelhas e o gado e o levaram diante de Davi e diziam : Este é o despojo de Davi. 1 Samuel 30: 1-20.
Outra narrativa minuciosa,referente a este conflito originado pelos gêmeos Esaú e Jacó se encontra no livro de Ester envolvendo o judeu Mardocai e o descendente de Agague , rei dos amalequitas, Hamã.
“Depois destas coisas, o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou, e lhe pôs o trono a cima de todos os príncipes que estava com ele” Ester 3: 1.
Amados leitores tenhamos sempre em nossa mente que Deus fará tudo o que for necessário para guardar os seus escolhidos, e terá o cuidado para que seus planos sejam executados, na maioria das vezes nós não entendemos o proceder de Deus, para nos proteger.
Hamã estava obcecado para destruir os judeus, depois da fracassada tentativa encontramos em Ester 6: 13, o conselho da sua esposa e dos seus sábios “Contou Hamã a Zeres,sua mulher e a todos os seus amigos tudo quanto lhe tinha sucedido. Então,os seus sábios e Zeres,sua mulher,lhe disseram: Se Mardocai, perante o qual já começastes a cair, é da descendência dos judeus,não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele”.
As pessoas que perseguem os escolhidos de Deus, sempre encontram desculpas para se justificar, o que eles não entendem é, que com esta atitude, estão perseguindo ao Criador.
Quando você não consegue aceitar a escolha de Deus, por alguém, por favor jamais se oponha contra essa pessoa, pois estará levantando-se contra aquele que o escolheu.
Para concluir voltemos rapidamente a nosso texto inicial.
No original Êxodo 17: 13 diz que “A espada de Josué engoliu a Amaleque”.
É importante notar que Deus teve o cuidado de ordenar a Moisés que escrevesse num livro esta grande vitória.
“Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu”.
Tamanha foi a vitória que Moisés edificou um altar e lhe colocou um nome, que mais que um nome, era uma declaração.
“E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR È A MINHA BANDEIRA” Êxodo17:15.
Oh! Como é importante vencermos ao astuto “Amaleque” Deus está sumamente interessado em nossa vitória, pois isto engrandecerá o nome de YHWH, entre todas as nações da terra.
A minha oração é para que meus leitores sejam vitoriosos, nas suas vidas e jamais deixemos brechas, para que Amaleque não entre, para nos destruir por causa de termos sido escolhidos por Ele.
“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrario eu vos escolhi a vós outro e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” João 15:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário