Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

DEIXE O SENHOR SER O SEU DEUS










É preocupante ver como a vida torna algumas pessoas tristes, enquanto que outras apesar de passar pelas mesmas dificuldades, elas são simplesmente graciosas ,ou poderíamos dizer,são felizes e se sentem realizadas.

Umas saem das aflições com ressentimentos e desânimo,outras com renovado vigor e alegria.

Para alguns a tragédia os desmorona, outros são edificados e conseguem crescer.

Quando alguém entrega incondicionalmente a sua vida a Deus, começa a aprender que os seus sonhos já não mais os seus sonhos não lhe pertence, que nosso futuro está ( e sempre esteve) nas mãos do nosso Criador.

Também descobrimos e entendemos que nem sempre nossos sonhos se concretizam da maneira que os idealizamos, quando isto acontece aceitamos em obediência que eles não estavam incluídos nos planos de Deus para nossas vidas.

Aqueles que entendem que o Senhor idealizou algo diferente de aquilo que sonhávamos passamos a viver uma vida na dependência de Deus, mesmo que para isto tenhamos que renunciar a nos mesmos e com alegria cantarmos aquele cântico que diz “ abro mãos dos meu sonhos, abro mão dos meus planos ,abro mão da minha vida por ti”.

Veja o que acontece com algum de nós, Deus nos chama para ele poder executar seus planos através das nossas vidas.

Ele por meio da sua palavra, nos dá as diretrizes a seguir, assim com a sua ajuda formamos em nossas mentes o que será nosso futuro.

Então as circunstâncias adversas, se levantam qual nevoeiro a nos separar de tudo aquilo que tínhamos idealizado.

O que aconteceu?

Será que Deus modificou os seus planos em relação ao nosso futuro?

Era Deus que nos tinha traçado o “destino” ou seria apenas o desejo de auto-engrandecimento?

A Bíblia apresenta uma das histórias mais emocionantes, já vividas por uma família.

Faça um presente a si mesmo, leia com atenção Gênesis capítulo 37 até o capítulo 50.


Ali está relatada a vida de um jovem chamado José, filho de Jacó, Patriarca do povo de Israel.

Este jovem teve da parte de Deus um sonho que no meu entender não era outra coisa, os planos de Deus revelados para esta família.

O Senhor na sua misericórdia e Sabedoria, escolheu a José, para mostrar a saga desta família, que mais tarde se tornaria numa grande nação.

O fato de Deus ter falado com José através de um sonho, deixou seus irmãos com ciúme ao tal ponto de querer matá-lo.

“De longe o viram e, antes que chegassem, conspiraram contra ele para o matar.

E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!” Gênesis 37:18-19.

Claro não era um sonho qualquer, era a revelação, que Deus tinha dado a José que certamente mexia com o orgulho dos seus irmãos.

“Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós?

E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.” Gênesis 37:8.


A escritura nos diz que ,até seu próprio pai ficou um tanto admirado por este sonho,no entanto considerava o caso no seu coração.

“Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? A caso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos lhe tinham ciúmes,o pai, no entanto, considerava o caso com sigo mesmo” Gênesis 37:10-11.

Juntos tentaremos observar e tirar lições,que nos esclareçam desta emocionante história

O Patriarca criou o seu filho com um sentimento que ele era especial e querido, talvez por causa desta atitude deu ao rapaz um senso do destino.

Eu entendo que a infância de Jacó prejudicou na criação de José.

Como acontece na maioria dos casos, o que se nega aos pais, estes prodigalizam nos filhos.

O fato de Jacó mostrar preferência por José despertou uma constante rivalidade da parte dos seus irmãos.

“Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.

Vendo pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.” Gênesis37:3-4.


A túnica dada a José pelo seu pai,significava muito. Ela simbolizava a aristocracia e a isenção de trabalho árduo, esta túnica inflamava o ciúme dos seus irmãos.

Tudo isto dava segurança a José, mas era uma atitude muito próxima a arrogância.

Penso que a revelação de Deus dada a José o pegou um tanto despreparado,também a seu pai e irmãos.

Sem dúvida Deus começava a modelar a vida deste jovem, e também usaria toda a maldade de seus irmãos,para executar os seus planos para esta nação, que seria o povo escolhido.

Sabemos isto pela declaração que mais tarde José faria aos seus irmãos.

“Disse José a seus irmãos: Agora,chegai-vos a mim . E chegaram-se.

Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; por que,para conservação da vida,Deus me enviou adiante de vós.” Gênesis 45:4-5.

Muitas vezes em nossas vidas acontecem adversidade que nós não entendemos,mas devemos de saber que com certeza Deus está modelando nosso caráter e nos preparando para nos tornar agentes dos seus desígnios.

Pense comigo: Que forma estranha de Deus tratar com a arrogância de José e com o ciúme e falta de caráter dos seus irmãos,também estava tratando com a “preferência” que Jacó demonstrava.

Deus fez com que os filhos mais velhos de Jacó desejassem matar o seu filho preferido.

Este conflito de preferência, ainda não tinha sido bem resolvido na vida de Jacó.

Esta questão de idealizar uma mentira para esconder um conflito interior, só trará conseqüências muito amargas,e as seqüelas nos acompanharam pelo resto das nossas vidas.

Entendo que, é melhor enfrentar a realidade e não escolher atalhos, que mais tarde vão demandar de nós a verdade.

Sem dúvida, que quando Deus tem planos específicos com alguém Ele fará de tudo para executá-los,mas ficaram cicatrizes.

Deus na sua bondade guardou a vida de José, pois ainda que os seus irmãos quiseram matá-lo, Deus interviu para poupá-lo.

Agora, consideramos: o Senhor tinha um plano na vida deste jovem,Mas por causa deste plano,ele se encontra escravo de uma caravana de ismaelitas, José que era o protegido do pai, agora está numa situação desesperadora.

Este era o primeiro passo para uma caminhada que ainda estava para acontecer.

Deus o tinha escolhido para ser o personagem inicial de uma trama que duraria muitos anos para ser totalmente desvendada.

A arrogância devia ceder ao bom caráter,e a auto confiança a dependência e confiança em Deus apenas.

Entendo que nada havia de acontecer com José, que o Senhor não usasse para torná-lo num instrumento útil.

Seria interessante que cada um de nós ,soubéssemos que Deus é glorificado quando sua essência e o louvor são o centro das nossas vidas e não o orgulho.

O que José não entendeu ao receber o plano, era que junto como sonho, Deus estava dizendo, que necessariamente teria que passar por uma transformação.

Isto não poderia acontecer em meio a complexa trama de favoritismo.

Saiba sempre: Deus fecha e abra portas, Ele sabe o que faz.

Toda a obstinação herdada de Jacó expressada no favoritismo ,agora estava se acabando.

Jacó não conseguiu deixar bem claro a José, que na luta com o Senhor, o Senhor sempre vence.

Em nossas vidas de Cristãos, devemos de entender que ás vezes,cometemos heresia em pensar que quanto mais crescemos na graça e no conhecimento ,as coisas se tornaram mais fáceis .

Então por pensar assim,quando ás coisas se complicam e somos atacados de diferentes formas,pensamos que Deus está nos punindo por algo que cometemos.

Na verdade Deus não está nos punindo, o que Ele quer é moldar nosso caráter, para prepararmos para a realização dos seus planos.

Quero que observe que ao longo de toda esta dramática história, há uma frase, que ecoa fortemente:

“Mas o Senhor era com José”.

Todos aqueles que fomos alcançado pela graça, salvadora do Senhor, temos está promessa.

“ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”. Mateus 28: 20.

Por favor entenda isto:

Quando estamos atravessando por uma crise, Deus não está nos punindo, Ele está modelando nosso caráter, para que estejamos preparados, a cumprir o seu propósito.

Deixe Deus ser o seu Deus no meio dos seus fracassos, Ele quer ser o seu Deus em todo tempo, Ele sabe o que você está passando na sua vida (alias é Ele que permite que isto aconteça) .

Portanto está na hora de todos nós aprendermos a confiar plenamente nEle,e deixar Deus a continuar ser nosso Deus no meio das tempestades,pois ao final Ele prometeu estar sempre conosco.

Deus sempre usará a vida, as pessoas e as circunstâncias, para levar adiante os seus planos.

A história de José nos deve levar a uma introspecção sincera e sugere-nos a fazer um inventário.

Os conflitos da vida por ventura nos aproximaram de Deus e nos trouxeram confiança na providência divina? Ou saímos deles frustrados e decepcionados até com o próprio Deus?

Você e eu temos esta resposta!

As últimas palavras de José, certamente mostram que, ao final de uma vida de lutas e perseguições, ele entendeu que tinha sido escolhido para ser agente dos propósitos divinos, não apenas envolvia a ele ,seu pai,e seus irmãos,mais que envolvia a toda uma nação,para testemunhar ,de que “HA DEUS EM ISRAEL” também seriam a raiz de uma árvore que mais tarde ,a Igreja de Cristo seria enxertada.

“Disse José aos seus irmãos: Eu morro; porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraã, a Isaque e a Jacó”. Gênesis 50: 24.

José é lembrado como um dos maiores homens da história, porque permitiu que o senhor fosse o seu Deus em todas as circunstâncias da sua vida.

José apesar de tudo, se tornou cada dia melhor, e não deixou que a amargura o afastasse do seu objetivo.

Será que a história das nossas vidas nos tornaram azedos ou amáveis?

Nunca esqueça: O que no momento parece mal, Deus o tornará em bem, para que o Seu nome seja glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário