Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Um Deus Exclusivo



Introdução

Uma das maneiras de conhecermos melhor a Deus é ter conhecimento dos significados dos Seus nomes compostos e títulos.

O famoso escritor da Teologia Sistemática John Devis disse: “Conhecer os nomes compostos e títulos de Deus é testemunhar as manifestações dos seus atributos e apreender o significado que o nome expressa”.

Os nomes compostos de Deus e o conhecimento pleno dos seus títulos em nossos lábios fazem com que ao pronunciá-los nos deliciemos na sua presença “Suave é o aroma dos teus ungüentos,como ungüento derramado é o teu nome” Cantares 1:3.

A primeira frase que uma criança judia aprende é o “Shemá Israel” que se encontra em Deuteronômio 6:4 “Shemá Israel, Hashem Elohenú, Hashem, Ehad” (Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um).

A primeira frase das crianças será pronunciar o nome de Deus e esta também é a última frase dita por um Judeu antes de morrer.

Ao longo de toda a história Bíblica brilha mais forte que uma luz o desejo de Deus para que seus filhos o conhecessem pela essência do seu caráter revelados nos seus nomes compostos e títulos.

Neste humilde tratado desejamos que cada leitor pudesse entender a importância desta revelação e assim unir-nos a declaração do Salmista: “O teu nome, eu o farei celebrado de geração a geração, e ,assim,os povos te louvarão para todo o sempre” Salmos 45:17.

O Deus Exclusivo de Israel

Quando Jacó transpôs o Vau de Jaboque fazendo com que suas mulheres, suas servas, seus filhos e tudo o que lhe pertencia se lhe adiantasse ficando assim ele só, teve um encontro real e verdadeiro com o Eterno, neste encontro Jacó esvaziou –se totalmente de tudo aquilo que ainda traumatizava a sua vida e o impedia de ter um verdadeiro relacionamento com o Deus dos seus antepassados.

Neste encontro de proporções tais que marcaram definitivamente a mudança do seu caráter e até fisicamente “vendo este que não podia com ele,tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó,na luta com o homem.

Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.

Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.

Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” Gênesis 32:25-28.

Jacó aprendeu a importância que o Eterno da a “exclusividade”.

Depois de o SENHOR ter mudado não apenas o seu caráter, mas também o seu nome para Israel, Jacó teve que enfrentar o reencontro traumático com o seu irmão Esau,Deus na sua misericórdia o guardou ,poupando a sua vida e tudo o que possuía.

Jacó estava voltando de Padã–Arã e agora estava em Canaã mais precisamente em Siquêm , vemos que a primeira coisa que ele fez foi edificar um altar e lhe deu o nome de “El Eloe Israel” que significa (O Deus Exclusivo de Israel) neste caso o Deus exclusivo de Jacó “E levantou ali um altar e lhe chamou Deus,o Deus de Israel” Gênesis33:20.

Jacó entendeu que o Eterno quer exclusividade e para isto temos que nos despojar de tudo aquilo que por ventura venha a ocupar o que por direito pertence exclusivamente a Deus.

O Eterno pode exigir exclusividade porque nos seus atributos possui todo o poder e a capacidade de suprir nossas autenticas necessidades, vejamos: “El Eloe Israel” Deus Exclusivo, mas também Ele é “JEOVA SHAMMA” Deus Presente como está escrito no Salmos 46:1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.

Tenha certeza que o eterno sempre pode estar presente, até porque um dos seus títulos também é “Eu sou o que sou” que significa Eternamente presente.

Magen, significa o SENHOR nosso escudo “Porém tu, SENHOR, és o meu escudo és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça” Salmos 3:3.

Seria sábio da nossa parte que ao sentirmos os dardos dos nossos inimigos sendo lançados para nos atingir, levantássemos a nossa voz e declarássemos com veemência “O SEHOR é o meu escudo” e assim fazermos nossas as palavras de Davi “Pois tu, SENHOR, abençoa o justo e,como escudo,o cercas da tua benevolência” Salmos 5:12.

Outro título que nos anima é “Palar” Senhor libertador “O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em quem me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte” Salmos 18:2.

Como é maravilhoso saber que nosso Deus é presente, escudo e também libertador, não apenas das circunstâncias, mas ele é libertador das nossas cadeias internas, talvez você se encontre preso, por amargura, ira,rancor, fracassos, indecisões,medo,timidez, enfim, pode ser vários motivos que acorrentam você,mas Ele é o Deus libertador.

Talvez você seja um príncipe, alguém importante que ocupa um lugar de destaque, pode ter influência e até poder de comando, mas apesar disto, se sente

Aprisionado, em cadeias, que acorrentam a vida que seus amigos e familiares, não podem ver.

Lembre-se, Ele quer ser o seu libertador “Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém ; Solta-te das cadeias de teu pescoço ó cativa filha de Sião” Isaias 52:2.

Para terminar gostaria de mostrar aos meus leitores a importância de entender a revelação dos títulos do Eterno.

“Maor” significa (doador da luz) Deus não apenas nos doa esta luz, que chamamos de luz natural, mas Ele tem a luz para fazer que no meio das trevas de nossos problemas, sua esperança resplandeça “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz,e a glória do SENHOR nasce sobre ti” Isaias 60:1.

Na sua misericórdia brilha a luz de Deus para executar a sua Justiça e assim preservar a vida do justo “As nações verão a tua justiça; e todos os reis, a tua glória; e serás chamado por um nome novo, que a boca do SENHOR designará” Isaias 62:2.

Luz e Justiça são atributos do nosso Deus,quando damos a Ele exclusividade, o Eterno libera a sua Luz e assim executa a sua Justiça para nos abençoar e permitir que cada dia nos tornemos mais justos para com Ele e nosso próximo “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”

Provérbios 4: 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário