Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Chamados a Servir

Introdução

Alguns anos atrás,fui convidado a pregar em uma Convenção,de uma reconhecida denominação evangélica.
O presidente da comissão organizadora comunicou-me o tema.
confesso que me senti tremendamente honrado, também com grande responsabilidade,pois o tema era profundo.
O primeiro passo foi pedir a direção do Senhor, logo rogar que pela sua imensa misericórdia ,me concedesse sabedoria e a unção do seu Glorioso Espírito Santo.
Por vários dias meu coração estava agitado.
O que mais me preocupava era ,que não surgia um assunto, no qual eu entendesse que isto era a vontade de Deus para esta mensagem.
Os dias foram passando e a data do meu compromisso se aproximava.
Chegou o dia da minha viagem, ainda não tinha a mensagem definida, nem sequer tinha surgido um assunto.
Pessoalmente fui ensinado, treinado, para ter o assunto da mensagem a ser pregada,bem organizado e assimilado, com bastante antecedência.
Nesta oportunidade não conseguia que surgisse algum sentimento no meu coração relacionado ao tema que deveria ser pregado.
Um dia antes de iniciar a convenção, viajei de Nova Iorque (na época eu morava nesta cidade) para El Paso, Texas, fiz uma escala em Houston, depois de seis horas de vôo consegui chegar.
Durante toda a viagem,estava muito preocupado pois ainda não tinha sentido no meu coração o que pregar.
Ao chegar a El Paso,estavam me esperando alguns irmãos ,que já os conhecia.
Também tinha irmãos da cidade de Juárez,do estado de Chihuahua, México.
Foi uma grande alegria reencontrar,filhos de Deus tão preciosos para mim.
Depois das saudações,me levaram para comer( tacos),uma comida típica do Sul dos Estados Unidos pela influência mexicana na região.
Em seguida me registraram num elegante hotel.
Amados e queridos amigos,foi nesta noite que o senhor colocou no meu coração ,a mensagem a ser pregada,e que agora depois de mais de 10 anos a escrevo neste espaço com a esperança ,que o meu Deus abençoe a todos os meus leitores.

Chamados a Servir

"Disse Davi: Resta ainda,porventura,alguém da casa de Saul,para que use eu de bondade para com ele,por amor de Jônatas?
Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba.
Chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba?
Respondeu: Eu mesmo, teu servo.
Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele?
Então,ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas,aleijado de ambos os pés.
E onde está?
Perguntou-lhe o rei.
Ziba lhe respondeu: está na casa de Maquir,filho de Amiel,em Lo-Debar.
então,mandou o rei Davi,trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir,filho de Amiel.
Vindo Mefibosete,filho de Jônatas,filho de Saul,a Davi,inclinou-se,prostrando-se com o rosto em terra.
Disse-lhe Davi: Mefibosete!
Ele disse: Eis aqui teu servo!
Então,lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo,por amor de Jônatas,teu pai,e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai e tu comerás pão sempre a minha mesa.
Então,se inclinou e disse: quem é teu servo,para teres olhado para um cão morto tal como eu?" 2Samuel 9:1-8.

"Jônatas, filho de Saul,tinha um filho aleijado dos pés.
Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que,apressando-se ela a fugir,ele caiu e ficou manco.
Seu nome era Mefibosete." 2Samuel 4:4.

Ao darmos início a esta mensagem devo de dizer,em santa humildade, que nunca conseguiremos,fazer um verdadeiro serviço na obra do Senhor, até que entendamos ,a dimensão da graça,ou dito da forma como Davi o disse, "Para que use eu da bondade de Deus".
Nestas escrituras não encontramos muitas informações sobre Mefibosete,porém se com cuidado,nos determos nelas,teremos alguns detalhes importantes:
seu nome Mefibosete significa "0 que tira a vergonha".
Sua calamidade: caiu dos braços da sua ama.
Ficou aleijado.
O que chama minha atenção, e alegra meu coração,é saber que o meu Deus,se utiliza de homens para mostrar a sua bondade.
Davi estava honrando a aliança, que tinha feito,com seu grande amigo Jônatas.
"Nem tão pouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade; nem ainda quando o SENHOR desarraigar da terra todos os inimigos de Davi". 1Samuel 20:15.
Muitos que conseguem posições de destaque, se esquecem de onde vem e para onde vão, para apenas pensar a onde estão.
Não foi assim com Davi,ele estava preocupado em poder usar a bondade de Deus,para com Mefibosete.
Veja o processo da entrevista com Ziba:
Tem alguém da casa de Saul por amor a Jônatas?
E onde está?
Então,mandou trazê-lo.
Você se lembra onde estava Mefibosete?
Estava em Lode-Bar,era um lugar estéril.
Também era aleijado,que tremendo!
Mefibosete tinha tudo errado na sua vida,mas mesmo assim Davi mandou trazê-lo.
Homens de Deus!
Nunca esqueçamos em viver, e estar sempre dispostos a fazer a vontade de Deus,para com aqueles que a necessitam.
Não fiquemos apenas pensando em aquilo que nos poderá trazer benefícios,manifestemos a bondade de Deus,em honra a tudo o que nosso Senhor tem feito por nós sem merecer-lo.
Me agrada a forma como Davi recebeu a Mefibosete, "Então lhe disse Davi: Não temas,porque usarei de bondade para contigo,por amor de Jônatas,teu pai,e te restituirei todas as terras de Saul,teu pai,e tu comerás pão sempre na minha mesa". 2Samuel9:7.
Oh meu Deus! Que forma estupenda de mostrar bondade!
A frase que Davi usou,para receber a Mefibosete, foi a mais usada no ministério de Jesus, "Não temas".
E qual seria a nossa frase preferida?
Muitos dos que servimos a Deus,não para galgar posições,ou para sermos aplaudidos.
As vezes nos sentimos frustrados e decepcionados ,porque vemos ao nosso de redor tanta hipocrisia.
Mas tenho boas notícias,e uma grande lista do que nos espera na mesa do rei:
Estamos alem de toda a condenação.
Somos livre da lei do pecado.
Estamos perto de Deus.
Somos membros do seu reino.
Somos justificados.
Temos acesso a Deus em qualquer momento.
Somos Sacerdotes.
Jamais nos abandonará.
Para terminar, gostaria de compartilhar, o que uma vez li, em algum lugar, referente a história que acabamos de analisar:
"A campainha soa, no palácio do rei, para anunciar o jantar.
Davi se dirige a cabeceira da mesa, e toma assento.
Em seguida o astuto e finório Ammon, senta –se a esquerda do rei.
A encantadora Tamar,jovem formosa e losana,chega e toma acento junto Ammon.
Do outro lado do corredor Salomão,o evidente herdeiro do reino, toma o seu lugar na mesa.
A seguir Absalão,ele é forte e tem uma cabeleira solta e preta,como um corvo,que chega até aos seus ombros .
Nesta noite também Joabe,o valoroso comandante,das tropas de Davi,foi convidado para o jantar,ele também é musculoso e forte.
De repente, quando toda a família e os convidados,estão junto a mesa,se escuta um estranho barulho: é alguém que não consegue caminhar de forma normal.
Seus pés se arrastam e seu corpo,está apoiado em duas muletas,quem será?
Pergunta alguém!
Davi responde: É Mefibosete, que a partir de hoje,se sentará sempre a minha mesa.
Está história pode parecer uma fábula,mas eu declaro,que tanto na vida de Mefibosete, como na minha própria, foi e será uma grande realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário